O que é PIX e como utilizar na minha empresa

Publicado em 19/02/2021

No início do ano, o Banco Central anunciou o PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos, que deve mudar a forma de fazer transferências e pagamentos no país. E o novo meio de pagamento já é considerado uma das maiores inovações do setor bancário das últimas décadas. Muito tem se falado sobre o PIX para pessoa física, mas e quanto às empresas?

Como funciona o PIX para PJ?

Uma coisa é certa: com o PIX, pessoas jurídicas vão ter mais uma opção para receber pagamentos além de dinheiro físico, boleto, cartão de débito ou crédito e transferência.

Além disso, o novo modelo de pagamento instantâneo deve trazer mais agilidade, eficiência e produtividade às operações financeiras de empresas de diferentes portes.

Isso porque, ele irá possibilitar receber pagamentos instantâneos todos os dias da semana e a qualquer horário do dia.

Portanto, esperar para receber o dinheiro só no próximo dia útil ou pagar taxas altas para a utilização de um meio de pagamento é coisa do passado. O PIX para PJ terá um grande impacto na forma como lidamos com os pagamentos nas empresas.

Todas as empresas poderão aderir ao PIX PJ, desde que tenham uma conta ou carteira digital em alguma das instituições financeiras participantes

5 motivos para utilizar o PIX na sua empresa

Como vimos, os empreendedores  terão mais uma opção para receber pagamentos além de dinheiro físico, boleto, maquininhas de cartão de débito ou crédito e transferências bancárias como DOC ou TED. Assim, a ideia do PIX é que uma transferência seja tão rápida, fácil e mais barata quanto pagar com dinheiro vivo.

Se o PIX tem diversas vantagens para pessoa física, para as empresas não poderia ser diferente, sendo mais uma forma de ganhar mais agilidade, eficiência e produtividade nas operações financeiras. Veja as principais vantagens em aderir ao PIX:

1. Envio e recebimento instantâneo

A principal vantagem do PIX para PJ é que os pagamentos serão recebidos de forma instantânea, a qualquer dia e horário. O valor será creditado diretamente na conta da empresa, sem intermediários. Isso representa muito mais agilidade para o empreendedor no dia a dia, redução das filas, maior capacidade de atendimento e comodidade para os clientes.

As empresas também poderão realizar pagamentos de impostos, fornecedores e funcionários com a mesma agilidade. E o melhor de tudo é que a operação levará, em média, 10 segundos para ser concluída, o que irá melhorar o seu processo de cobrança.

2. Redução de custos

Outra vantagem do PIX é que as transações devem ser reduzidos com o PIX PJ, já que não haverá intermediários cobrando taxas a cada pagamento e recebimento.

3. Disponibilidade imediata

Se você não pode esperar o período de compensação do boleto de cobrança ou precisa receber um pagamento urgente realizado em um fim de semana, o PIX é a opção ideal.

Hoje, quando um cliente paga com cartão de débito ou crédito, por exemplo, o dinheiro precisa passar por adquirentes, bandeiras e bancos emissores até chegar à empresa — o que eleva as taxas e aumenta o tempo de liquidação do pagamento. Com o PIX, o dinheiro sai da conta do cliente diretamente para a conta da empresa, sem ter que percorrer um longo caminho antes, ficando disponível na conta PJ de forma instantânea.

Para o empreendedor, é mais uma forma de agilizar os pagamentos e recebimentos, além de melhorar o processo de cobrança.

4. Segurança nos pagamentos

De acordo com o Bacen, as informações dos usuários do PIX são armazenadas em uma plataforma desenvolvida e operada pelo próprio órgão. Além disso, a base de dados será protegida pelo sigilo bancário e pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

O sistema PIX utiliza tecnologias de criptografia, autenticação mútua e assinatura digital. O QR Code do PIX é muito mais difícil de ser fraudado. Além disso, o empreendedor não precisa levar dinheiro vivo até o banco para fazer seu depósito. Assim, tudo isso deve facilitar muito os negócios brasileiros como um todo.

5. Mais vantagem competitiva

Por fim, o PIX para PJ é uma oportunidade de sair na frente da concorrência com um meio de pagamento mais rápido, barato e prático.

Para o microempreendedor individual (MEI) e pequeno empreendedor, por exemplo, o sistema representa uma nova forma de pagamento para agilizar as vendas, melhorar o atendimento e conquistar mais clientes.

Para quem trabalha com e-commerce ou delivery, os prazos de entrega podem ser reduzidos com os pagamentos instantâneos.

E, de modo geral, todas as empresas poderão melhorar a experiência do cliente com um meio de pagamento 100% digital e sem burocracia.

Como é o cadastro no PIX para PJ?

Para começar a usar o PIX, bastará cadastrar a empresa por meio da instituição financeira e criar uma chave PIX — que pode ser o CNPJ da empresa, e-mail, telefone celular ou um código aleatório gerado pelo sistema.

O registro vai acontecer nos próprios canais do banco em que a empresa tem conta, como o internet banking corporativo ou o aplicativo da conta PJ.